segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Marighella receberá título de cidadão paulistano

No dia 4 de novembro, completam-se 40 anos do assassinato de Carlos Marighella, em uma emboscada armada pela polícia política comandada pelo delegado Fleury, no centro da cidade de São Paulo. Nesse dia, Marighella tinha um encontro marcado com frades dominicanos. Acabou sendo emboscado e fuzilado, sem chance de defesa. A data será motivo de várias homenagens. Entre elas, a entrega do título de Cidadão Paulistano "in memorian", às 19h, no salão nobre da Câmara de Vereadores de São Paulo.

Mas quem foi esse brasileiro que lutou ferrenhamente pela democracia e a liberdade no Brasil, e foi preso, torturado e assassinado. Lembro que na metade dos anos setenta, quando cumpri o serviço militar obrigatório, no Rio de Janeiro, vários oficiais instrutores se referiam a Marighella como um traidor do Exército e do país.

Confira abaixo as cinco partes do vídeo do cineasta Silvio Tendler sobre a vida de Marighella, que foi na verdade muito mais do que apenas um "Mulato Baiano", como gostava de se definir, mas sim um bravo militante do Partido Comunista, chegando a ser eleito Deputado Federal Constituinte, em 1945, e que deu a vida pelos ideais de liberdade e igualdade para o povo brasileiro.

Com informações do site Carta Maior.


Nenhum comentário: