quarta-feira, 11 de março de 2009

Controle de ponto deve ser implantado em jornais do Infoglobo

Por Sérgio Matsuura

Apesar de o acordo ainda não estar fechado, os jornais do Infoglobo deverão implantar o sistema de controle de ponto dos seus funcionários. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (10/03) com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, representantes dos recursos humanos e da assessoria jurídica da empresa concordaram que a legislação trabalhista deve ser cumprida.

“Estou otimista, mas só acredito na hora que o ponto começar a funcionar. O acordo ainda não está fechado”, explica a presidente do sindicato, Suzana Blass.

Audiência é adiada
Após a reunião ficou acertado que a audiência no Tribunal Regional do Trabalho, que estava marcada para o dia 17/03, será adiada. O Infoglobo pediu mais tempo para que as formas de implantação do sistema sejam analisadas. Dois dispositivos foram sugeridos: o controle pela catraca de acesso ao prédio do jornal ou pelo ponto. A empresa se comprometeu a enviar ao sindicato, até a próxima sexta-feira (13/03), documento informando como o sistema irá funcionar.

O diretor de Redação do O Globo, Rodolfo Fernandes, ainda não sabe como a medida será aplicada já que, segundo ele, não existe paralelo de adoção de cartão de ponto em empresas jornalísticas desse porte no Brasil e no mundo.

“Mas com certeza, ao tomar esta decisão, o sindicato e o Ministério Público, através de suas respectivas áreas técnicas, já estudaram exaustivamente o impacto disso e saberão prestar todas as informações necessárias”, explica Fernandes.

Falta informação
A presidente do sindicato afirma que o maior problema é a falta de informação dos jornalistas. Ela explica que a entidade não quer adotar uma política de enfrentamento com a empresa, mas “a lei tem que ser cumprida, e vai ser cumprida”.

Está marcada para amanhã (hoje, 11/03), ao meio-dia, na sede do sindicato, uma assembleia para tirar as dúvidas sobre o controle de ponto dos jornalistas. A assessoria jurídica estará no local para conversar com os funcionários da empresa.

Nenhum comentário: