domingo, 15 de março de 2009

Campanha em defesa do diploma fortalece e valoriza o jornalismo

A produção de novos materiais e a ampliação da agenda de mobilizações principalmente a partir da retomada do calendário acadêmico nas instituições de ensino superior são as prioridades da Campanha em Defesa do Diploma para o próximo período. O objetivo é ampliar os apoios na sociedade em defesa do diploma, da regulamentação e valorização da profissão. O novo calendário de mobilizações começa a ser delineado a partir desta semana.

Já nesta semana a Executiva da FENAJ se aterá aos desdobramentos do movimento para assegurar a continuidade da exigência de diploma de curso superior em Jornalismo como pré-requisito para o exercício da profissão. O objetivo é fortalecer o movimento por um jornalismo qualificado associado com a campanha em defesa da criação do Conselho Federal dos Jornalistas no país.

A nova estratégia de ação será definida conjuntamente com a Coordenação da Campanha, que envolve outras entidades do campo do Jornalismo. Mas prossegue a orientação para que se intensifique nos estados a “Operação Volta às Aulas”, com organização de atividades e promoções conjuntas entre Sindicatos de Jornalistas, organizações regionais dos professores e pesquisadores em Jornalismo, entidades estudantis e coordenações dos cursos de Jornalismo como palestras, debates e aulas inaugurais.

Para tanto, lembra Valci Zuculoto, da Coordenação Nacional da Campanha, a utilização dos materiais já produzidos pelo movimento, bem como a promoção de novos lançamentos do livro “ Formação em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade” continua válida.

Atividades

O Sindicato dos Jornalistas do Piauí está mobilizando faculdades de Jornalismo, Centrais Sindicais, Sindicatos, a OAB, a Associação da Magistratura, organizações sociais e instituições públicas para um grande ato político em defesa do Diploma de Jornalismo para o exercício profissional: a Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado, já está agendada para às 10h do dia 7 de abril – Dia do Jornalista.

Fonte: Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ.

Nenhum comentário: