domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sindicato do Rio vai discutir com patrões adicional para jornalista multimídia

As tecnologias e o processo de produção mudaram. Só não mudou a mentalidade dos patrões que continuam explorando de forma acintosa o trabalho dos jornalistas. Eles ignoram os direitos autorais dos profissionais que produzem suas reportagens para um determinado veículo, mas têm seus textos veiculados em outras mídias do mesmo grupo.

É visando corrigir essa distorção que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro decidiu inserir na pauta de reivindicações deste ano, o pagamento de um adicional de 20% para os profissionais que produzem conteúdo para mais de uma mídia.

Bom exemplo, que o nosso sindicato, dos jornalistas do Estado do Rio de Janeiro deveria seguir. No interior essa prática também acontece com prejuízo ainda maior para os profissionais da região, que ao contrário dos colegas da capital, recebem salários humilhantes.

Adianto que este assunto, além de vários outros de interesse dos jornalistas do interior do estado, serão discutidos na primeira reunião da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, no dia 7 de fevereiro, em Niterói.

Nenhum comentário: