sábado, 14 de fevereiro de 2009

Brasileiro ganha prêmio internacional de fotojornalismo


O fotógrafo brasileiro Luiz Vasconcelos ganhou o prêmio World Press Photo 2009 na categoria General News. Trata-se de uma das mais prestigiadas premiações de fotografia do mundo.

Vasconcelos venceu com a imagem chamada Índio perde guerra, que retrata uma mulher tentando evitar o despejo forçado pela polícia de Manaus. A foto premiada foi publicada originalmente no jornal A Crítica, de Manaus (AM).

Além de Vasconcelos, outros dois brasileiros foram reconhecidos pelo prêmio. Eraldo Perez, da agência Associated Press, recebeu menção honrosa na categoria “Cotidiano” por uma foto que mostra pessoas em volta do corpo de Thiago Franklino Lima, na favela do Coque, no Recife. Já André Vieira, da “Focus Photo und Presse Agentur”, ficou em terceiro lugar na categoria “Artes e Entretenimento” por um registro do estilista angolano Xhunos, feita em Luanda.

O fotógrafo norte-americano Anthony Suau foi o grande vencedor com a imagem que mostra um policial fazendo uma inspeção em uma casa de Cleveland, após os proprietários serem despejados, a foto (abaixo) faz parte de uma reportagem publicada em março de 2008 pela revista Time.

A competição recebeu este ano o número recorde de 5019 candidatos, de mais de 125 países – 12,5% a mais que o ano passado. Veja aqui a galeria de fotos premiadas no World Press 2009.


Nenhum comentário: