terça-feira, 18 de novembro de 2008

MEC indica fundador da Eca para comissão sobre diretrizes curriculares do jornalismo

Sobre a indicação do professor José Marques de Melo (veja matéria no Urgente!), um dos fundadores da Escola de Comunicação e Artes da USP, para presidir a comissão do Ministério da Educação (MEC), que vai estabelecer novas normas e diretrizes curriculares para os cursos de jornalismo, o site Comunique-se repercute a informação.

Segundo o jornalista Sérgio Matsuura, do Rio de Janeiro, Marques de Melo terá duas semanas para indicar os outros nomes que irão compor a comissão. Depois de formado, o grupo terá um prazo de 90 dias para apresentar parecer que será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação.

O professor afirma na matéria que até a semana que vem já terá a comissão constituída. "Ainda não tenho os nomes, mas serão pessoas notáveis, que possam contribuir para os trabalhos da comissão”.

O professor adianta que o primeiro passo a ser dado será construir um diagnóstico do panorama atual do ensino de jornalismo. “Vamos analisar a situação dos cursos, na graduação e na pós”.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade, considerou excelente a indicação feita pelo MEC. Segundo ele, Marques de Melo é o nome que cumpre a promessa do ministro Fernando Haddad, de formar a comissão com pessoas respeitadas tanto pelo mercado como pela academia.

Nenhum comentário: