domingo, 29 de março de 2009

Ato público pela obrigatoriedade do diploma de jornalista nesta terça

Estudantes, profissionais de todas as categorias e a sociedade em geral estão sendo convidados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, para participar de uma grande manifestação de apoio à obrigatoriedade do diploma de jornalista. A exigência do diploma para o exercício da profissão, em vigor há 40 anos, encontra-se ameaçada: o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará no dia 1º de abril o recurso que questiona a regulamentação da profissão. A manifestação será realizada nesta terça-feira, dia 31, em frente à Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, e começa ao meio-dia.

Estudantes e profissionais estão sendo orientados pelo sindicato a usarem uma blusa preta neste dia, em sinal luto. A manifestação vai esclarecer a população sobre a importância do diploma específico de Jornalismo e tentar sensibilizar os ministros do Supremo a votarem contra o recurso. A população apóia a luta dos jornalistas. No final do ano passado, pesquisa do Instituto Sensus revelou que 74,3% dos brasileiros são a favor de que jornalista tem que ser diplomado em Jornalismo para exercer a profissão.

Panfleto da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que já está sendo distribuído em todo o país, alerta para o fato de que a sociedade, depois de enfrentar a ditadura durante 21 anos, pode estar diante de um novo golpe. “Desta vez, direcionando contra o seu direito de receber informação qualificada, apurada por profissionais capacitados para exercer o Jornalismo, com formação teórica, prática e ética.”

Em diversos estados estão em desenvolvimento atividades com panfletagens em faculdades e redações. Delegações de vários estados participarão do Ato Público Nacional em Defesa do Diploma, no dia 1º de abril, a partir das 13h, em frente ao STF, em Brasília, e acompanharão a sessão de julgamento.

Na segunda-feira, dia 30, representantes da Campanha em Defesa do Diploma e da Regulamentação participarão das manifestações programadas por centrais sindicais e movimentos sociais em todo o país, numa grande mobilização contra a crise e as demissões. Evidenciarão a luta em defesa do diploma, buscando mais apoio social para as atividades que ocorrerão durante a próxima semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

É incrível como na nossa era, onde a comunicação e a impressa têm uma importância e um poder tão abrangentes, ainda precisemos lutar para ter o direito de nossa profissão com o devido reconhecimento. O diploma para o jornalista é fundamental. Sua formação acadêmica também.
Se fala tanto em exercício ilegal da profissão, mas isso só se aplica à outras áreas. Por que? Qual a diferença, já que informar necessita de tanta responsabilidade quanto a de um médico prescrever um medicamento ao seu paciente? Se um médico errar na sua intervenção pode colocar a vida do paciente em risco. Da mesma foram que uma informação mal apurada e divulgada de maneira errada também pode trazer inúmeros prejuízos. Daí a importância de se ter no mercado de trabalho, profissionais formados, responsáveis e preparados para atuar na área.
É muita pretensão e muito desejo de desvalorização para com os profissionais que investem em suas carreiras. Nossa profissão precisa de formação acadêmica sim e do diploma também. Não é uma área nem uma função que possa ser desempenhada por qualquer pessoa sem o preparo necessário. Assim como para ser médico, advogado, dentista e outros se faz necessário muitos anos de estudo, para ser jornalista também.
Que nossos direitos sejam preservados!

Sílvia Ribeiro
Jornalista