sábado, 22 de novembro de 2008

Fenaj vai apresentar proposta de regulamentação dos jornalistas

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai apresentar na próxima terça-feira (25) uma proposta ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de regulamentação da profissão.

O presidente da Fenaj, Sérgio Murillo, adiantou, em entrevista ao site Comunique-se, que o projeto terá quatro pontos principais: a exigência do diploma para o exercício da profissão; o fim do registro provisório (provisionamento); um melhor detalhamento das atividades de assessor de imprensa e professor de técnicas de jornalismo, para serem exercidas apenas com o registro profissional; e a garantia de estágio para estudantes de jornalismo, com melhor remuneração.

Murillo explica porque quer o fim do provisionamento. “Existem 400 escolas de jornalismo no Brasil. Mesmo em cidades que não têm faculdade, existe uma numa cidade próxima”. O presidente da Fenaj alerta que a transição, contudo, será gradual.

Da mesma forma que o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antônio de Medeiros, pediu que a Fenaj elaborasse a sua proposta, o ministério também vai fazer o mesmo pedido à Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Com as duas propostas em mãos, Medeiros vai elaborar uma proposta final que será entregue ao ministro Carlos Lupi, na próxima quarta-feira (26).

Nenhum comentário: