segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Jornalista lança livro com a biografia do compositor carioca Zé Katimba

Abaixo o e-mail que recebi do colega jornalista e escritor (e companheiro de futuras lutas sindicais em favor dos jornalistas), Fernando Paulino.


O ano de 2009, pra mim, começa com muita expectativa. Na segunda quinzena de janeiro, estarei lançando o livro Zé Katimba – Que grande destino reservaram pra você!, que narra a vida do grande compositor que é José Inácio dos Santos – o Katimba -, um pouco da história da Imperatriz Leopoldinense e momentos históricos dos dois e, por extensão, do universo do samba.

Foram 5 meses de pesquisas e depoimentos. Por isso, andei meio sumido, bebendo pouco – com os amigos. Agora, chegou a hora do lançamento; aliás, dos lançamentos. Até o Carnaval, pretendemos fazer 3 grandes eventos lançando o livro: na Cidade do Samba, no Candongueiro, em Niterói, e na quadra da Imperatriz. Em cada espaço, vai rolar uma roda de samba, ora com Monarco, ora com Martinho da Vila, ora com Dudu Nobre, ora com Paulo Moura e sempre com Katimba e a bateria da Imperatriz. Estamos abertos a convites para outros lugares.

O livro, de 128 páginas e que vem com miolo em pólen e encarte em couchê, deverá custar 29 pratas nas livrarias, mas, nos eventos que promoveremos, sairá por 25 pratas – onde não entra a grana da distribuidora e vai ter samba do bom.


Para quem não conhece, Katimba é um dos compositores com mais sambas-enredos vitoriosos na quadra da Imperatriz e no mundo do samba. Fez vários sambas de protesto na época da ditadura militar. Tem mais de 200 músicas em parceria com Martinho da Vila e é um dos poucos fundadores vivos da escola da Leopoldina, que vai levar para a avenida, no próximo Carnaval, a história do seu cinquentenário e do bairro de Ramos. Tá tudo lá no livro.


Ano pra começar bem tem que ter samba. Logo, estou fazendo a minha parte.


Feliz Ano Novo para todos nós!


Abraços e beijos
,

Fernando Paulino.

Nenhum comentário: